.

10.3.07

O SAMBA E ALGUMAS DAS SUAS MODALIDADES: DIVERSAS FORMAS DE SOM E IMAGEM

“Não deixa o samba morrer,
Não deixa o samba acabar.
O morro foi feito de samba,
De samba pra gente sambar”.
(Não deixe o samba morrer_ Édson e Aloisio)

O samba, enquanto produção cultural que não permanece estagnada, adquirira diversas re-significações e características diversificadas. Logo, este obteve estilos diferenciados e características específicas de acordo com cada modalidade deste ritmo musical. É a sonoridade da música e o seu significado que organizam a cultura do samba.
Essa cultura possui um caráter de sociabilidade e dentro deste contexto, é possível citar o samba-de-partido-alto, modalidade do samba em que partideiros[1] utilizam versos de improviso com bastante habilidade e os ouvintes participam dançando, cantando e batendo palmas. Nesta modalidade do samba, o sambista utiliza aspectos da sua realidade e crítica social com astúcia para compor o samba.
A modalidade do samba que reina nos desfiles carnavalescos cariocas é o samba-enredo que é composto, seguindo a temática de sua devida escola de samba[2]. O carnaval adquirira um caráter de festa luxuosa responsável pela divulgação da produção cultural brasileira mais evidenciada que é o samba. Diante disto, no período carnavalesco há uma enfatização das escolas de samba e tudo que as compõem como a bateria e seu batuque diferenciado, a beleza dos corpos seminus presentes nas apresentações e a extravagância das fantasias e alas.
A ênfase à grandiosidade das escolas de samba atribuiu ao Rio de janeiro a imagem de capital do Carnaval. Alguns sambas de enredo adquiriram uma repercussão popular tão imensa que tornaram-se inesquecíveis, conforme o samba Peguei um Ita no Norte[3] da escola de samba Acadêmicos do Salgueiro citado abaixo:
“Explode coração,
Na maior felicidade.
É lindo o meu Salgueiro,
Contagiando e sacudindo essa cidade”.
(Peguei um Ita no Norte_Salgueiro)

Totalmente diferenciada das modalidades citadas, a bossa nova[4] possui uma sonoridade que envolve o samba e o jazz[5]. Tal ritmo musical adquirira um reconhecimento internacional enquanto produção cultural brasileira e garantiu um sucesso comercial para seus compositores e intérpretes. Pessoas brancas e de classe média fizeram uma forma diferenciada de música, utilizando traços do samba e de sons americanos, transmitindo uma idéia de inovação. Logo, tal modalidade obteve um caráter distanciado do assim dito samba de raiz[6].
As canções de bossa nova falavam de elementos presentes no cotidiano de jovens da classe média carioca e de diversos sentimentos. Suas letras e batidas conquistaram simpatizantes em todo o mundo.Garota de Ipanema[7], uma das canções desta modalidade, projetou internacionalmente a praia de Ipanema, atribuindo-lhe grande prestígio. É possível perceber que neste movimento havia uma exaltação aos elementos presentes no universo burguês como a Zona Sul da cidade e seus pontos nobres, mulheres lindas, brancas e bronzeadas e referências americanas significativas.
O pagode[8] também é citado por alguns como uma das modalidades do samba. Este gênero possui uma aceitação expressiva nas camadas populares e é extremamente lucrativo para a indústria fonográfica. Suas letras e batidas, geralmente, são melódicas e podem possuir traços do hip hop[9] e do funk carioca[10]. Normalmente, é transmitida a imagem de que os pagodeiros[11] são pessoas oriundas de classes menos abastadas que conseguiram ascensão através da música.
As diversas modalidades atribuídas ao samba mostram que este pode ser expressado por sons e imagens diferenciadas. Isto garante a imortalização desta manifestação cultural a cada batuque. Logo, a voz e o apelo do sambista são traços que perpetuam-se.
[1]Os partideiros são sambistas que improvisam versos nas rodas de partido-alto.
[2] A primeira escola de samba que surgiu foi a Deixa falar em 1929.
[3] A escola de samba Acadêmicos do Salgueiro foi campeã no ano de 1993 com o samba Peguei um Ita no Norte.
[4] O início do movimento musical chamado de bossa nova é marcado pelo mês de agosto de 1958, com o lançamento da música Chega de saudade de Antônio Carlos Jobim e Vinícius de Moraes.
[5] O jazz é um tipo de música popular norte-americana de origem negra.
[6] Samba de raiz é um termo utilizado para se referir ao samba “autêntico”, voltados às tradições e feito por sambistas considerados “do povo”.
[7] A canção Garota de Ipanema foi composta por Antônio Carlos Jobim e Vinícius de Moraes em 1962.
[8] O termo pagode é utilizado para denominar os grupos de sambista que se reúnem para fazer samba. Na década de 1990, este termo foi apropriado para caracterizar uma forma de cantar e dançar samba de maneira diferente.
[9] O hip hop é um estilo de música popular americano que fora apropriado por brasileiros.
[10] O funk carioca é um estilo musical influenciado pela Black Music americana que possui diversas variações como os pancadões, proibidões e o funk melody que seria uma forma mais romântica.
[11] Os membros dos grupos de pagode são chamados de pagodeiros.

0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home